Postagem em destaque

Na África, Fernanda Brum lança projeto comemorativo de 30 anos de carreira

    Divulgação Radiografia da Notícia *  Cantora disponibiliza todas as 14 faixas ao vivo de "30 Anos - África", registrado na ONG...

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Rev. Cleophus Robinson: Adorador que nunca estourou nas paradas de Gospel Music



Luís Alberto Alves


Apesar de nunca ter alcançado o sucesso comercial de muitos de seus contemporâneos, o Rev. Cleophus Robinson foi uma figura proeminente no circuito da Gospel Music durante a maior parte da era do pós-guerra, talvez mais conhecida por sediar uma série de televisão gospel de costa a costa que correu por um quarto de século. 


Nascido em 18 de março de 1932 em Canton, MS, de acordo com a lenda da família, Robinson de repente cantou sua primeira canção do evangelho, "Who Will Be Able to Stand?", Aos três anos de idade; a partir daí, cantou regularmente enquanto trabalhava nos campos de algodão, influenciado em grande parte por sua mãe Lillie, um shouter da Gospel Music  na tradição de Mahalia Jackson, cuja proeza vocal própria era conhecida em toda a região. 

Como um adolescente, Robinson deu seus primeiros recitais solo em St. John's Church of Canton; em 1948, moveu-se para Chicago, onde executou em uma variedade de igrejas da área e apareceu com os cantores de Roberta Martin ao lado de Jackson ela mesma. Através de Evelyn Gay das Irmãs Gay, Robinson foi apresentado ao chefe do Miracle Records, Lee Egalnick, e em setembro de 1949 entrou no estúdio para fazer suas primeiras gravações. 

Creditado como o irmão Cleophus Robinson, ele publicou o single "Now Lord"; as vendas não foram impressionantes, e  logo se mudou para Memphis, onde se mudou com seu tio, o Reverendo L. A. Hamblin (que em 1968 gravou o sermão ""When God Walks Out of the Field"  para o rótulo Jewel). Depois de terminar o Ensino Médio, Robinson começou seu próprio programa de rádio semanal, The Voice of the Soul, e começou a aparecer regularmente com famosos artistas gospel ao passar pela cidade, entre eles o irmão Joe May, que se tornou um mentor para a jovem cantora. 

Durante o mesmo período,  começou a colaborar com o pianista Napoleon Brown, que tocou com Robinson tanto em discos como em shows ao vivo nas próximas décadas. Em 1953, Robinson assinou com o Peacock Records, com sede em Houston, em breve lançando o single "In the Sweet By and By";  lançou vários outros esforços para o rótulo, nenhum deles muito bem sucedido, antes de decidir a prosseguir uma carreira como ator.

 Depois de se matricular como dramaturgo no Leymole College, ele freqüentemente se viu chamado longe de seus estudos para promover seus registros, suas notas sofreram, e depois de um ano  voltou para a música em tempo integral. Em 1956, a carreira evangélica de Robinson estava em uma rotina, e ele ainda tinha que marcar um recorde de sucesso; que tudo mudou com a liberação de "Pray for Me", um dueto gravado com sua irmã Josephine James.

 Um ano depois, se mudou para St. Louis para aceitar uma posição com a Bethlehem Missionary Baptist Church, resultando em uma programação de gravação errática que terminou com o lançamento de 1962 do LP Pray for Me. Ao longo da década, Robinson também recebeu seu programa de rádio semanal Hour of Faith; começando em 1964, ele também estrelou em seu próprio programa de televisão evangélica.

Em 1962, Robinson assinou com a Battle Records, subsidiária de Riverside, e gravou uma série de faixas com o apoio do Gospel Chimes antes de retornar a Peacock em 1964. Sua primeira liberação depois de voltar para o rótulo "Solemn Prayer" Raro sermão registro que se tornou um grande vendedor. 

Mais tarde naquele mesmo ano,  se mudou para Savoy, marcando um outro hit um ano depois com "Como é doce é ser amado por Deus"; no final de 1965, voltou a Peacock, onde sua música adotou um sabor mais Blues. Depois de visitar a Europa, Robinson fez outra mudança de rótulo em 1969, desta vez saltando para Nashboro; lá ele marcou seu maior sucesso sempre com "Wrapped Up, Tied Up, Tangled Up", um crossover hit com audiências brancas também.

 Isso levou a um compromisso de retorno com o Savoy nos anos 70, e em 1975, ele apareceu no Montreux Jazz Festival, na Suíça. O ritmo de Robinson diminuiu nos anos seguintes, embora em 1980 ele cantou na Casa Branca e em 1986 marcou outro hit com "Save a Seat for Me".

Nenhum comentário:

Postar um comentário