Postagem em destaque

Na África, Fernanda Brum lança projeto comemorativo de 30 anos de carreira

    Divulgação Radiografia da Notícia *  Cantora disponibiliza todas as 14 faixas ao vivo de "30 Anos - África", registrado na ONG...

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Stefan Grossman: O aluno exemplar do Rev. Gary Davis




Luís Alberto Alves

Guitarrista, educador e historiador Stefan Grossman foi aluno de Blues acústico e Gospel cantor / guitarrista Rev. Gary Davis. Começando quando tinha 15 anos, Grossman estudou com Davis nos fins de semana, gastando oito a dez horas em sua casa no Harlem, absorvendo tudo o que podia.

Depois de estudar com Davis durante oito anos na escola e na faculdade,  aprendeu e estudou com outros Blues do país guitarristas: Mississippi John Hurt, Son House, Skip James, Mance Lipscomb, e Fred McDowell. Outras influências iniciais para Grossman incluiu Elizabeth Cotten, Sam McGee, Willie Brown, e Charley Patton.

No início dos anos 60, Grossman formaram a The Even Dozen Jug Band e trabalhou com a banda de rock política dos Fugs antes de ir para a Grã-Bretanha. Em 1968,  co-fundou Kicking Mule. Grava com Ed Denson, um rótulo que apresentou blues acústico idiossincráticos e estilos de guitarra folk.

 Dissolvida a sua parceria em meados dos anos 80, mas catálogo Chutar Mulo foi comprado pela Fantasy Records. Alguns dos lados de vinil ter visto a luz do dia no disco compacto. De 1967 a início dos anos 80, Grossman viveu na Grã-Bretanha, onde  esculpiu uma reputação no blues europeus e circuito de festival de folclore, brincando com violonistas britânico levantadas como John Renbourn e John Fahey.

A discografia solo do Blues Guitar Grossman vai todo o caminho de volta a 1966, quando gravou How to Play Blues Guitar para a Elektra Records; sua sessionography também inclui gravações com o mesmo Dozen Jug Band (que também incluía luminares futuras como John Sebastian, Maria Muldaur e David Grisman), bem como álbuns de Paul Simon, John Fahey, Charlie Musselwhite e Happy Traum.

No início dos anos 80, Grossman começou uma longa relação com Shanachie Records de Newton, New Jersey, a gravação extensivamente e emissão desses álbuns como Shining Shadows (1988), Guitar Landscapes (1990), Love, Devils & the Blues (1992), Northern Skies, Southern Blues (1997), and Shake That Thing: Fingerpicking Country Blues (1998).

 Ele também ajudou a Shanachie no lançamento da sua série marca Artistry guitarra, apresentando artistas como a si mesmo, Renbourn e Traum. Embora baseado no noroeste New Jersey, Grossman excursionou com pouca freqüência e concentrou seus esforços na execução de seu negócio de vídeo instrutivo Vestapol, liberando vídeos (muitos dos quais estão agora disponíveis em DVD) por guitarristas que variam de Merle Travis e Chet Atkins para Dave Van Ronk e Brownie McGhee .


Durante a década de 2000, Grossman poderia ser encontrado gravando em ambientes duo e trio (Exit Bermuda Triangle 2007 Com Tokio Uchida e desempenhou um violino pequeno com Danny Kalb e Steve Katz) e liberando os resultados no seu selo Workshop de guitarra - que também álbuns emitidos pelos gostos de Davy Graham, Happy Traum, e David Laibman, bem como gravações de arquivo e um número de coleções diferentes por artistas. 

Em 2006, ele começou a excursionar mais uma vez, fazendo aparições em os EUA, Inglaterra, Europa e Japão. Grossman continua sendo uma das maiores autoridades do mundo na guitarra de blues acústico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário