Postagem em destaque

Na África, Fernanda Brum lança projeto comemorativo de 30 anos de carreira

    Divulgação Radiografia da Notícia *  Cantora disponibiliza todas as 14 faixas ao vivo de "30 Anos - África", registrado na ONG...

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Henry Thomas: Grande artista que saiu da fama para as ruas



Luís Alberto Alves

Henry Thomas permanece um estranho parente que fez algumas grandes gravações, em seguida, retornou à obscuridade. A evidência sugere que ele era um músico de rua itinerante, um vagabundo musical que montou os trilhos em todo Texas e, possivelmente, a feiras do mundo em St. Louis e Chicago antes e depois da virada do século.

A maioria concorda que ele era o mais velho artista popular Africano-Americano para produzir um conjunto significativo de gravações. Sua data de nascimento 1874 projetada seria anterior a Charley Patton por uns bons 17 anos.

Como Patton e um punhado de outros músicos cantores geralmente denominado (incluindo John Hurt, Jim Jackson, Mance Lipscomb, Lewis Furry, e Leadbelly), o repertório Thomas 'em ponte os séculos 19 e 20, proporcionando uma visão atraente para uma ampla gama de afro gêneros musicais americanos.

As 23 canções que ele gravou para Vocalion entre 1927 e 1929 incluem um espirituais, baladas, bobinas, músicas de dança, e oito seleções de Blues. Obviamente, a música de dança, suas canções foram orientadas para estilos de dança mais velhos compartilhados pelo público preto e branco.

 Ele e sua guitarra no alto do pescoço e dedilhou-lo à maneira de um banjo, favorecendo o ritmo dança sobre fingerwork complexa. Em muitas de suas peças, simultaneamente desempenhou as penas ou panpipes, um instrumento popular comum, mas raramente registrados Africano-Americano indígenas de Mississippi, Louisiana e Texas.

Combinando os espinhos, um instrumento melodia limitado-gama, com sua guitarra dedilhada banjo-similar produzido um dos sons mais memoráveis ​​da música popular americana.

Por exemplo, o lead-in em "Bull Doze Blues" ainda funcionava como um gancho quando reciclado 40 anos mais tarde pelos Blues-Rockers Canned Heat na sua versão de "Going Up the Country."


"Ragtime Texas," como Thomas era conhecido, oferece uma incursão bem-vindo para a música de dança do século 19, mas sua música não é obscuro nem meramente educacional: ele tem uma qualidade atemporal - e, embora possa ser um gosto adquirido, uma vez que você pegar para ele, você está viciado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário