Postagem em destaque

Samuel Sabinno e Eliane Fernandes - "O Evento "

Luís Alberto Alves/Hourpress

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Billy Wright: O príncipe do Blues


Luís Alberto Alves

Uma influência primordial em Little Richard durante seus anos de formação, "Prince of the Blues" Billy Wright saudação gritante entrega foi um Atlanta grampo durante os anos pós-guerra.

Wright era um regular no Teatro 81 de Atlanta como um jovem, absorvendo os vaudevillianos antes de se formar para cantar e dançar ali mesmo. O saxofonista Paul "Hucklebuck" Williams apanhou o ato de Wright quando compartilharam um projeto de lei com Charles Brown e Wynonie Harris no Auditório de Atlanta, recomendando o cantor adolescente ao chefe do Savoy Records, Herman Lubinsky.

A estréia de Wright em Savoy em 1949, "Blues for My Baby", alcançou o número três nas paradas de R & B da Billboard, e seu flip, "You Satisfy", foi quase tão bem. Mais dois Wright's Savoy 78s, "Stacked Deck" e "Hey Little Girl", também foram Top Ten R & B entradas em 1951. O extravagante Wright definiu seu amigo Little Richard com o poderoso WGST DJ Zenas Sears, que marcou o recém-chegado seu primeiro contrato Com RCA em 1951. Não é nenhuma batida em Richard para anotar que seus lados adiantados soam muito como Wright.

Wright gravou firmemente para a Savoy por volta de 1954, a maioria grande de suas sessões realizadas em sua cidade natal com os músicos locais quentes (saxista Fred Jackson e guitarrista Wesley Jackson foram recrutados frequentemente). Depois de deixar Savoy, a fortuna de gravação de Wright despencou - uma data de 1955 para a discórdia de Peacock de Don Robey em Houston e sessões para Fire (não emitido) e Carrollton em 1959 terminou sua discografia. Wright mais tarde MCed mostra em Atlanta, permanecendo ativo até um acidente vascular cerebral em meados da década de 1970 o abrandou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário