Postagem em destaque

Na África, Fernanda Brum lança projeto comemorativo de 30 anos de carreira

    Divulgação Radiografia da Notícia *  Cantora disponibiliza todas as 14 faixas ao vivo de "30 Anos - África", registrado na ONG...

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

The Deep Rivers Boys: 50 anos de muito sucesso



Luís Alberto Alves

Os Deep River Boys deixaram um legado de gravações finas durante os seus 50 anos de desempenho, estabelecendo um padrão de profissionalismo e longevidade que é para ser invejado. Eles começaram a gravar como um ato Gospel no final dos anos 40 e, mais tarde tornou-se um ato R & B e foram mais popular na Europa, por períodos de tempo antes de voltar para casa.

Sua história começa em 1936, quando todos os Boys - Harry Douglas (barítono), Vernon Gardner (primeiro tenor), George Lawson (segundo tenor), Jimmy Lundy, e Edward Ware (baixo) - ainda eram estudantes em Hampton Institute na Virgínia, em meados dos '30s, cantando no coral da escola.

Eles começaram a aparecer no rádio e em 1937, conseguiu um emprego na rede CBS substituindo The Oleanders (cujo vocalista, Billy Williams, tinha deixado para formar The Charioteers). Os Deep River Boys assinaram com a Bluebird Records em 1940 e começou a gravar material, incluindo "By the Light of the Silvery Moon”, com Fats Waller ao piano.

Como muitos grupos vocais da época, The Deep River Boys tiveram mais sucesso com performance ao vivo do que as vendas de discos, e não foi até 1948 de "Recess in Heaven" que apreciaram seu primeiro hit. Infelizmente, o mais recente R & B foi apenas então emergente e seu som gospel estava sendo deixado de lado por grupos vocais populares como The Dominoes, The Orioles e  The Ravens.

Passaram o início dos anos de 1950 em vaivém, trabalhando na América com  Count Basie e Erskine Hawkins, mas também assinaram por  dez semanas de noivado recorde no London Palladium. Mais tarde,  deixaram a RCA  Records para entrar na Beacon Independent Records, que tinha sido reativada pelo proprietário Joe Davis.

No entanto, vários singles para Beacon não conseguiu gerar qualquer novo interesse e voltaram à RCA. Em setembro de 1953, Cam Williams substituiu Jim Lundy e os recém-configurados Deep River Boys retornaram para a Inglaterra e assinado por uma aparência de nove semanas no London Palladium.

Durante o resto de sua carreira, o grupo continuou a ter lançamentos esporádicos em gravadoras, como  RCA-subsidiários Vik Records, bem como Gallant e Wand. George Lawson se aposentou em 1950, seguido seis anos mais tarde por Ed Ware em 1956 (ele morreu pouco depois). Vernon Gardner também deixou em 1956. Baixo vocalista Ronnie brilhante substituído Ware (ele tinha sido anteriormente na Cadillacs).


Em 1963, Bright teve um hit de sua autoria, "Bass Man" (número 16) com Johnny Cymbal. Mais tarde,  se juntou à formação The Coasters de Carl Gardner. Surpreendentemente, um LED-Douglas Harry Deep River Boys  continuou a fazer aparições bem na década de 1980, 50 anos após a sua fundação. Em seus 80 anos, Douglas continua a executar ocasionalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário