Postagem em destaque

Na África, Fernanda Brum lança projeto comemorativo de 30 anos de carreira

    Divulgação Radiografia da Notícia *  Cantora disponibiliza todas as 14 faixas ao vivo de "30 Anos - África", registrado na ONG...

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

The Blind Boys of Alabama: Quando a deficiência não é barreira para o sucesso




Luís Alberto Alves

Embora os The Blind Boys of Alabama cantaram Gospel Music durante mais de 50 anos, só recentemente que entraram numa grande gravadora. Liderados pelo membro fundador Clarence Fonte, o grupo também tem como destaque Eric McKinney, George Scott, Caleb Butler, Johnny Fields, Jimmy Carter, Joey Williams, Donald Dillion, e Aubrey Blount.

Desde a sua criação na década de 1930, quando todos eram meninos, os membros do conjunto viraram sua cegueira em seu ponto de venda chefe, e de fato, todos os membros do grupo, exceto um, são cegos.

 Eles começaram a cantar quando todos eram estudantes do Instituto Talladega para Surdos e Cegos, em Alabama, mas não começaram a gravar até 1948. Quando jovem, Fonte ouviu o lendário quarteto Golden Gate no rádio; os primeiros cinco Blind Boys of Alabama levou suas sugestões musicais desse grupo. Que começou a cantar profissionalmente como as Jubilee Singers Happy Land, e durante anos viveu uma, dólar-a-dólar existência do dia-a-dia visitar o Sul.

A partir de 1948,  gravaram para uma variedade de selos pequenos, e teve hits da Gospel Music nos anos de 1950 com "Oh, Lord Stand by Me" e " "I Can See Everybody's Mother But I Can't See Mine”. Em 1950, após a morte de um dos seus membros, o grupo rebatizou-se simplesmente The Blind Boys of Alabama.

O conjunto de Fountain primeiro gravou para o selo Coleman Records baseado em Newark. Entre 1953 e 1957, gravou para a etiqueta especializada com sede na Califórnia do Art Rupe. Nos anos 60, hard-condução sons gospel do grupo foram imitados por pessoas como Bobby "Blue" Bland e Marvin Gaye.

 O conjunto gravou extensivamente para o rótulo Vee-Jay, de 1963 a 1965. Em 1969, Fountain deixou o grupo por uma década para tentar torná-lo por conta própria, e o grupo re-formado com todos os membros originais nos anos 70 atrasados .

Eles não desfrutaram de grande sucesso até 1988, quando estrelou em um show da Broadway Obie Award-winning. O ponto alto do grupo era estar na Broadway por 15 semanas. O musical abriu novos caminhos para reservas para os Blind Boys of Alabama, e começou a excursionar teatros e igrejas maiores no início dos anos 90, embarcando em suas primeiras turnês européias também.

 O grupo foi premiado com um National Heritage Fellowship, em 1994. Em 1994 e 1995, eles tocaram festivais, incluindo o Festival Folclórico de Filadélfia, a Beale Street Music Festival, eo King Biscuit Blues Festival. Meados dos anos de 1990 aparições na televisão incluiu On Jazz da BET, e até mesmo um cameo em Beverly Hills, 90210.


Scott faleceu em 2005, e Fountain se aposentou logo depois, deixando Jimmy Carter para liderar o grupo. Original cantor baixo Johnny Campos morreu em 2009. Uma nova gravação em 2011, Take the High Road, encontrou os Blind Boys of Alabama buscando suas raízes no Country Gospek, com a ajuda do produtor Jamey Johnson e com convidados incluindo Willie Nelson, Hank Williams Jr. e Vince Gill. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário