Postagem em destaque

Na África, Fernanda Brum lança projeto comemorativo de 30 anos de carreira

    Divulgação Radiografia da Notícia *  Cantora disponibiliza todas as 14 faixas ao vivo de "30 Anos - África", registrado na ONG...

terça-feira, 17 de junho de 2014

Roberta Martin: Vocalista que uniu homens e mulheres em grupo Gospel



O grupo Roberta Martin Singers revolucionou a Gospel Music dos EUA

Luís Alberto Alves
 Roberta Evelyn Martin, nascida praticamente no início do século passado, foi uma artista completa: escrevia músicas, cantava, tocava piano, fazia arranjos e organizava corais, além de ajudar no lançamento de carreiras de outros artistas de Gospel Music por meio de seu grupo. De Helena, Arkansas, aos dez anos mudou para Chicago com a família, onde começou estudar piano.
 O futuro de grande estrela da Gospel Music ganhou impulso ao acompanhar o Coro dos Jovens na Igreja Batista Ebenezer. Entrou em contato com Thomas A. Dorsey, conhecido como Pai desse estilo musical nos Estados Unidos. Com a ajuda dele e de Theodore Frye organizou o Martin-Frye Quartet, grupo de jovens composto por Eugene Smith, Norsalus McKissick, Robert Anderson, James Lawrence, Willie Webb e Romance Watson, em 1933.
 Três anos depois entrou no conjunto Bessie Folk, Myrtle Scott e depois Delois Barrett Campbell em 1940. O conjunto estabeleceu o padrão para coral gospel e grupo misto foram muito bem ao lançar discos. A maioria das composições foram publicadas por uma editora de Roberta, que ela comprou em 1933. Ali se concentrou diversos hinos de louvores.
 A canção tema do conjunto liderado por Roberta Martin era “Only a Look”, gravado na Apollo Records e mais tarde regravado na Savoy Records. Seu conjunto foi pioneiro na inclusão de vozes masculinas e femininas num formato de grupo pequeno, favorecendo harmonias suaves e dinâmicas rítmica sutis.  Nos hits mais compasso mais lentos, era acrescentado vocal suave, e nos hinos mais fervorosos cantavam no estilo pergunta e resposta. Porém teve a sutileza de pedir que os vocalistas mantivessem suas personalidades individuais.
 O recheio deste delicioso bolo musical era com piano, que ditava o ritmo ou acentuava o desempenho do cantor. O destaque do conjunto era acompanhamento que Lucy Smith colocava no órgão Hammond. Virou a marca registrada da Gospel Music de Roberta Martin.
Ela influenciou artistas como Albertina Walker, James Cleveland e Alex Bradford. Na década de 1960 Roberta se afastou do meio musical ao travar uma batalha contra o câncer. Mesmo assim conseguiu gravar o último álbum, Praise God (who is all blessings). Após sua morte em 1969, sua banda terminou, com os membros sobreviventes se apresentando como um grupo em concertos.
 Mais tarde tiveram carreira solo, como Delois Barrett e Gloria Griffin, que foi o compositor da canção gospel clássica "God specializes", que ficou famosa pelo seu grupo em concertos e gravações. Roberta compôs perto de 70 canções e publicou 280 canções gospel. Sua grande contribuição para a história da Gospel Music era estilo único do piano do grupo e o som especial dos vocalistas da banda que acompanhava. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário