Postagem em destaque

Na África, Fernanda Brum lança projeto comemorativo de 30 anos de carreira

    Divulgação Radiografia da Notícia *  Cantora disponibiliza todas as 14 faixas ao vivo de "30 Anos - África", registrado na ONG...

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Sergio Saas: De Capão Redondo para a Black Music Gospel




Sergio Saas tem formação erudita musical

Luís Alberto Caju

 Quando se fala de Black Gospel Music no Brasil, não se pode esquecer-se de Sergio Saas. Nascido e criado no bairro de Capão Redondo, Zona Sul de São Paulo, região que décadas atrás foi considerada uma das mais violentas do mundo pela ONU (Organização das Nações Unidas). Herdou o talento da família de músicos, cuja bisavó tinha oficina de harmônicas e acordeons em sua casa, no Rio de Janeiro.
 Aos nove anos começou estudar piano, rendendo-lhe base erudita. Depois se apaixonou  pelo  Groove e  Swing Afro-Musical influenciado pela Black Music dos Estados Unidos como Kirk Franklin, Luther Vandross, Peabo Bryson, Take 6, BoyzIIMen, Whitney Houston, Daryl Coley, Brian McKnight.
 Com toda essa influência, aos 11 anos passou a montar quartetos para cantar Spirituals (antepassado do Blues). Aos 15 entrou no grupo Black Singers, interpretado música acappella contemporânea, ganhando habilidade para fazer arranjos vocais. Não demorou ser convidado para trabalhos em música sacra e secular.
 Cedeu o talento em CDs dos Racionais MCs, Fat Family, Apocalipse 16, Marquinhos Gomes, PG (ex-Oficina G3), Leonardo Gonçalves. No ano 2000 criou o grupo Raiz Coral, em Capão Redondo. Passou a reger e ministrar a grande banda e fez um trabalho evangelístico e de avivamento por meio de canções e da palavra. Com o Raiz Coral lançou os CDs Pra Louvar e Ministério de Louvor Raiz Coral.
 Tentou administrar o seu ministério solo com o Raiz Coral, mas não conseguiu conciliar as duas atividades. Por causa do lançamento do CD solo, optou em sair do grupo, retornando depois em 2005. Também componente do quarteto Lynk4, que soltou um CD em 2004 e recebeu três indicações para o Troféu Talento 2005.
O álbum És meu Herói (2004) foi apontado como melhor CD independente no Troféu Talento. Quatro anos depois lançou o CD Tua Graça me Basta, indicado como Melhor Álbum Black no Troféu Talento.  Sergio Saas já tem os seguintes CDs gravados: És meu Herói (2004), Ele Apresenta (2006), Saas Apresenta 2: Ele que Fez (2006), Tua Graça me Basta (2007), Sergio Saas e Raiz Coral (2010) e Sergio Saas – As 15 Mais (2011).






Nenhum comentário:

Postar um comentário