Postagem em destaque

Na África, Fernanda Brum lança projeto comemorativo de 30 anos de carreira

    Divulgação Radiografia da Notícia *  Cantora disponibiliza todas as 14 faixas ao vivo de "30 Anos - África", registrado na ONG...

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Ao Cubo: RAP ungido na Palavra de Deus

Em forma de RAP, a palavra de Deus alcançando os "manos"
Ao
Luís Alberto Caju
  O RAP gospel encontrou grande parceiro no quarteto Ao Cubo, que nasceu em São Paulo em 2003 e continua na estrada até hoje. Os atuais membros do grupo (Feijão, Cléber, Dona Kelly (MCs) e Fjay (DJ) começaram a carreira em 1996 no Alternativa C. Ali lançaram o single “Apenas Começando”. Ao constatar que a terra não era fértil, resolveram pegar outro rumo.
 Porém Fjay insistiu na criação de outro grupo, surgindo o Ao Cubo. O nome escolhido não tem qualquer ligação com a matemática, é referência à união das três pessoas da Trindade de Deus (Pai, Filho e Espírito Santo).
 A rapaziada deu o pontapé inicial com a canção “Plano de Aborto”, em 2004 veio o primeiro CD de estúdio, Respire Fundo, com a participação no festival de Hip Hop Top/SP, concorrendo em quatro categorias, saindo vencedores em todas elas, além do prêmio extra (Voz do Povo).
 Em novembro daquele mesmo ano concorreram a três categorias do Prêmio Hutuz, de Melhor DJ, Revelação e Destaque Gospel, ganhando no último quesito. Resolvem gravar o CD e DVD Espaço Rap ao Vivo Especial. O sucesso crescente os obrigou a soltar um DVD, em 2005, com o álbum CD/DVD Respire Fundo Acústico.
 No ano de 2007 voltam a disputar o Prêmio Hutuz, categoria Site de Grupo, mas saíram derrotados. Lançam o CD Entre o Desespero e a Esperança, destacando as faixas “Mil Desculpas”, “Cinderela” e “Na Missão”. Aliás, a canção "Cinderela" é algo para reflexão das adolescentes que se engravidam, esquecendo o mandamento sagrado "Não Adulterarás", revelando o preço pago depois. Em 2010 soltam o quarto CD, Um por Todos, trazendo a participação de André Valadão, Helião (RZO), Netinho de Paula, Planta e Raiz e Soraya Moraes.
 Em 2011 gravaram o DVD Videoclipes, Edição Especial, destacando as faixas “Nasci pra Vencer” e “Põe na Conta”, com participações especiais de Neymar, Priscila Alcântara, Thaide, Soraya Moraes, Zeider, GOG, Dexter e Helião. Neste DVD, a canção "Filhos" descreve a dor do filho que o pai foi embora de casa, letra de grande impacto junto aos casais que estão em crise no casamento. Algo bem profundo, no estilo Racionais MC´s. Uma mostra do talento do grupo é visto na canção “TcheGueDie”, que faz parte do DVD lançado em 2013, onde forma simples é passada a mensagem do Senhor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário