INTERLIGADA COM OS ADOLESCENTES

Vanessa Tanaka é uma sonhadora, que acaba de ver um sonho que nasceu no coração de Deus se tornar realidade. Autora de Minuteens, um devocional pra adolescentes, Vanessa estreia no mundo literário com a missão de compartilhar o que viveu nessa fase da vida e motivar o público juvenil a uma vida de intimidade com Deus, através do contato diário com a Sua Palavra. 

Casada com Leonardo Tanaka; mãe de Deborah, de 12 anos, e Thalita, de 9 anos, a líder nacional dos adolescentes da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, fala nessa entrevista sobre seu ministério, sobre o mundo adolescente e sobre a experiência de escrever seu primeiro livro. 

Você começou a trabalhar com adolescentes há 16 anos, na época você tinha 22 anos. O que te move nesse trabalho e como tudo começou?
Vanessa Tanaka: Eu acredito que a gente é levado por Deus a trabalhar em algo que fomos tratados. Eu fui curada das minhas emoções. A minha adolescência foi muito complicada, enfrentei rejeições e problemas como o divórcio dos meus pais. Desse período até a minha vida adulta, Deus me tratou para que hoje eu possa abençoar os adolescentes e trabalhar com eles.

Qual a diferença entre os adolescentes do ano 2000, quando você começou a trabalhar com eles e os de agora?
Quando comecei a trabalhar com eles, eu estava saindo da adolescência. Foi bem mais fácil, porque eu falava a linguagem deles, conversava de igual para igual. Naquela época, os adolescentes faziam as coisas mais escondidas, mais veladas. Hoje, estamos na era da comunicação, da internet. Tudo é muito rápido, muito explícito, permitido e liberado. A informação está a um clique. A principal diferença está na “liberdade” que eles pensam que têm. 

Você precisou se “reinventar” para chamar a atenção deles?
Na verdade, eu continuei sendo como sou. Tive que vencer alguns desafios, mas tenho facilidade para falar com o adolescente. Graças a essa boa comunicação, a esse bom contato, eu não precisei mudar muita coisa não. Entendo que é preciso falar a linguagem do adolescente para ser ouvido e compreendido. Não adianta ter uma comunicação cheia de retórica e não alcançá-los.


Ser escritora estava nos seus planos?
Não (risos). Mas, Deus cumpre os nossos sonhos, nossos desejos... Uma vez, eu estava na casa de uma amiga, numa ocasião bem descontraída, e me afastei de todo mundo, fui para um cantinho, e Deus começou a falar comigo: “Você tem tanta experiência para compartilhar. Por que não coloca isso num papel?”. Eu comecei a achar que aquilo era alguma coisa da minha cabeça, mas, mesmo assim, peguei meu notebook e comecei a digitar algumas coisas. Só que acabei perdendo tudo. Alguns anos depois, meu marido foi fazer uma viagem, e eu fiquei sozinha por algum tempo. Então, voltei a pensar no que eu poderia falar para os adolescentes e foi ali que nasceu o Minuteens. Deus colocou na minha frente o que eu deveria escrever e a estrutura do livro. Enviei o projeto para a editora, e ele foi aprovado.

Por que um devocional e não um livro de ficção?
Eu gosto de livros de ficção e está nos meus planos escrever... Mas o devocional fala diretamente com o leitor. É uma oportunidade para falar com Deus todos os dias, de incentivar o adolescente a abrir e ler a sua Bíblia e de praticar alguns conselhos que estão no livro. Por isso, o desejo de escrever um devocional. É uma maneira de ter acesso não somente ao adolescente da minha igreja, mas a outros adolescentes; é uma conversa entre nós, numa linguagem fácil, divertida e inteligente. Ao final de cada minuteens, há uma proposta, um desafio para o leitor.

Minuteens é só para os adolescentes crentes?
Não, pelo contrário. Eu escrevi pensando nos adolescentes cristãos, mas também naqueles que não conhecem Jesus. Alguns devocionais são evangelísticos; falam da vida de Jesus, sobre o sangue, sobre a cruz. É um livro para todo tipo de público. 

O que você espera desse primeiro livro e da parceria com a Central Gospel?
Superar as expectativas que a editora está depositando em meu ministério. 

Alguma coisa já mudou na sua rotina por causa doMinuteens?
Minha rotina já é louca (risos). Já mudou sim. Prego em várias igrejas da Assembleia de Deus Vitória em Cristo e agora estou recebendo vários convites para pregar em outras igrejas.