Postagem em destaque

Na África, Fernanda Brum lança projeto comemorativo de 30 anos de carreira

    Divulgação Radiografia da Notícia *  Cantora disponibiliza todas as 14 faixas ao vivo de "30 Anos - África", registrado na ONG...

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Raiz Coral: Louvores da Black Music para pacificar Capão Redondo em Sampa



Da violenta região do Capão Redondo, Zona Sul de São Paulo, nasceu o talentoso Raiz Coral


Luís Alberto Caju
 A violência da região do bairro de Capão Redondo, Zona Sul de São Paulo, na década de 1980 ficou famosa no mundo: a ONU (Organização das Nações Unidas) classificou o Jardim Ângela como o local mais violento da Terra, superando até países em guerra. Ou seja, a morte tinha gigantesco apetite em levar vidas naquele local. Vinte anos depois, os amigos de infância Sergio Saas e Scooby juntaram forças para formar um coral afro-brasileiro, visando a evangelização por meio da música.
 Em março de 2000, 40 pessoas foram divididas em três naipes (contraltos, tenores e sopranos) nos ensaios do coral, que logo ganhou o nome de Raiz Coral. Formado por adolescentes e jovens, o som do grupo segue a trilha de artistas gospel como Kirk Franklin, Take 6, Hezekiah Walker Choir, Kurt Car Singers e demais ministros de louvor na praia da Black Music.
 O repertório é composto de canções tradicionais e contemporâneas, sem deixar de lado o Rhythm & Blues e Spiritual, mesclados à harmonia do back ground, característica essencial da música negra. O primeiro CD, Pra Louvar, estourou com as canções “A Coroa, Jesus Meu Guia”, com a participação de Leornardo Gonçalves, e “Dê o Seu Melhor” e          “Caridade”.
 Mas nem tudo foram rosas para o grupo. A faixa seis deste CD tinha uma pequena mensagem subliminar falada por algumas crianças que participaram da gravação. Era estopim para o Raiz Coral receber várias críticas de diversos líderes de denominações evangélicas brasileiras.
 No álbum Raiz Coral Ministério de Louvor, Sergio Saas esclareceu o mal entendido provocado pela frase com mensagem subliminar. Com o CD Pra Louvar acabaram convidados para acompanhar Kirk Franklin, grande cantor gospel nos Estados Unidos, durante apresentação na casa de shows Credicard Hall.
 Em 2007 participaram da gravação do DVD Voz da Verdade Filho de Leão, depois marcaram presença na elaboração do DVD Toque no Altar e o Melhor do Black, com três canções.  Três anos depois gravaram o álbum Vencedor e estouraram com “Lugar Secreto”, “Vencedor”, “O Cordeiro” e tiveram a participação de Mattos Nascimento.
O Raiz Coral serviu de escola para artistas gospel como Ton e Karina Carfi, Scooby, Riverson Vianna entre vários que ali passaram. Apesar de ficar sem 15 integrantes, a qualidade vocal se manteve. No mesmo ano de 2010, eles venceram, junto com o cantor Igor Martins, a 3ª Temporada do Programa Qual é o Seu Talento?, apresentado pelo SBT, colocando no caixa do coral R$ 200 mil. Em 2012 lançaram o CD Vencedor ao Vivo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário