Postagem em destaque

Samuel Messias -" Teu Esconderijo"

Luís Alberto Alves/Hourpress

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Banda Rara: Talento que reuniu Blues, Funk, RAP e Soul em adoração ao Senhor




A Banda Rara soube mesclar vários estilos na adoração ao Senhor

Luís Alberto Caju

A Banda Rara nasceu na capital paulista em 1987. De início lançaram o disco Amar a Deus, em 1991 veio o álbum Humanidade pela Gospel Records. No estilo Funk/Soul, as letras do grupo traziam fortes mensagens contra as injustiças sociais, a fome, drogas e a favor da paz, justiça e amor. Apesar de surgir numa época em que a Gospel Music ainda era tratada como música marginal, de "crente" careta e alienado, a Banda Rara conseguiu vender muitas cópias dos seus discos. O lançamento do álbum Humanidade ocorreu na badalada casa de shows Olympia (hoje templo da igreja Bola de Neve, no bairro da Lapa, Zona Oeste de SP) e Palace, Moema, Zona Sul da capital paulista.

 Os louvores "Deixa Tudo" e "Estrela da Manhã" revelam o potencial artístico do conjunto, principalmente no vocal feminino, bem no estilo das bandas de Black Music dos Estados Unidos. No programa Metrópole, da TV Cultura, em 1991, eles fizeram apresentação cantando a canção Hip Hop, numa levada parecida com a do conjunto que acompanha Herbie Hancock. A diferença é que a letra falava da Palavra de Deus. O louvor "Amar a Deus" lembra os Commodores na década de 1970, antes da saída de Lionel Richie, principalmente nos arranjos de teclados. 

 O líder do grupo era o vocalista Maurílio Santos, atualmente em carreira solo pela Gospel Records. A grande jogada dessa banda foi a variação em seus louvores dos estilos de Blues, Funk, RAP e Soul, com bons arranjos em todas as canções. Percorreram todo o Brasil, se apresentando em Salvador, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília, Vitória, Rio de Janeiro, onde fizeram ministrações em casa de shows como Canecão, Imperator, Praça da Apoteose e Quinta da Boa Vista no evento Canta Rio 95, além de passar por Belém. Em São Paulo estiveram no Ginásio do Ibirapuera, estádio do Pacaembu e Memorial da América Latina. Todos locais que reúne grande público.  Lançaram os álbuns Metrópole (1993), Mundo Melhor (1997), Nosso Louvor (1999), Banda Rara Série Ouro (2000).


Nenhum comentário:

Postar um comentário