Postagem em destaque

Samuel Messias -" Teu Esconderijo"

Luís Alberto Alves/Hourpress

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Álvaro Tito: o maior cantor gospel das Américas

Álvaro Tito é da época que a música gospel brasileira era discriminada pelas gravadoras

  Álvaro Tito é considerado um dos melhores cantores do Gospel do Brasil. Sua voz é parecida com a de Stevie Wonder, apesar de seus agudos lembrar o vocalista Philip Bailey da banda Earth, Wind e Fire. Ele começou ainda, adolescente, no início da década de 1980 a cantar louvores (entre os evangélicos as músicas são conhecidas como hinos ou louvores de adoração a Deus), numa época em que esse gênero era muito discriminado pela maioria dos veículos de comunicação, principalmente pela Rede Globo, que hoje corre atrás de vários intérpretes evangélicos para gravar no selo Som Livre.

  Antes de lançar seu primeiro disco pelo extinta gravadora  Desperta Brasil, Álvaro Tito já colecionava diversos troféus ganhos em concursos disputados nas igrejas evangélicas. Seu talento era visível nas disputas com concorrentes que interpretava louvores escritos por compositores consagrados. Porém, sua estratégia era apresentar suas próprias letras. Na maioria das disputas, acabava ganhando. É dessa época as canções "O Amor de Deus" e "Meu Refúgio". 


  No seu primeiro álbum, o grande destaque era o hit "Meu Ser Para Cristo", de autoria própria. Mas o grande salto da carreira ocorreu em 1986, quando gravou o disco Não Há Barreiras, lançado pela Polygram (atual Universal Music). É deste álbum a melodiosa música "Pelo Sangue de Jesus", um Blues de estremecer o mais duro coração. 

  Outro destaque é "Nosso Amor", autoria de Ed Wilson e Joran. Seu nome percorreu todo o Brasil, pois diversas igrejas evangélicas queriam ouvi-lo cantar ao vivo, o que faz muito bem, principalmente usando bastante seus agudos. Álvaro Tito é muito usado, também, quando canta o louvor da harpa cristã "Em Fervente Oração". Vários irmãos que estavam adormecidos na fé retornam ao primeiro amor de Cristo.

  Como as gravadoras tratavam cantores evangélicos com pouco caso, Álvaro Tito fazia os próprios arranjos e tocava bateria nas diversas faixas. Isto aos 16 anos. Entre discos de vinil e CDs, já gravou mais de uma dezena de trabalhos, sempre na linha Gospel. 


  Seu enorme potencial artístico lhe dá o luxo de nas apresentações cantar louvores em ritmo de Reggae, Jazz, Blues, Soul, Guarânia. Os grandes destaques na sua voz são "Quem te Salvará", "Não Há Barreiras" e "Deus Transforma".

  Ao contrário de vários intérpretes dos Estados Unidos, que criados dentro das igrejas cristãs, partiram para gravar músicas fora do segmento Gospel, casos de Whitney Houston, Elvis Presley, Janis Joplin, Lionel Ritchie, Isley Brothers, Denicie Williams, Philip Bailey (Earth, Wind & Fire); Álvaro Tito recusa até hoje convites para colocar sua voz em canções que não sejam de louvor a Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário