Postagem em destaque

Samuel Messias -" Teu Esconderijo"

Luís Alberto Alves/Hourpress

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

R.H. Harris: A voz e estilo que abriu caminho para Sam Cooke


Luís Alberto Alves

O cantor de gospel apaixonado R.H. Harris é mais conhecido como o vocalista principal do Pre-Sam  Cooke Soul Stirrers, um dos grupos vocais mais influentes na história da Gospel Music. Enquanto um membro da Soul Stirrers do final dos anos 30 até 1950, Harris empurrou sua voz para novos limites de poderosa, intensidade gutural.

Sua entrega estava cheia de uma urgência que não podia deixar de afetar qualquer um que pudesse ser ouvido; Bastante um interruptor das entregas sem emenda, mais lisas populares com os grupos vocais de Gospel Music até este ponto. Na época em que Harris saiu do grupo, o " "Hard Gospel"" se apoderou.

Robert H. Harris se juntou com Soul Stirrers no final dos anos 30 na área de Houston, Texas. O fundador do grupo, Roy Crain, trouxe alguns outros cantores, incluindo James Medlock, que serviu como segundo vocalista. Um grupo com dois vocalistas era uma coisa nova na época, mas foram as vozes dos the Soul Stirrers  que os levaram a um maior renome. O grupo se mudou para Chicago no final dos anos 30, mas passou muito tempo na estrada, realizando o circuito de Gospel Music.

Entre a assinatura dos Soul Stirrers e a saída de Harris, a banda gravou mais de 20 músicas para Specialty; estes podem ser encontrados no muito aclamado álbum, Shine On Me. Aliás, quando deixou o Soul Stirrers, eles encontraram um substituto mais do que adequado em um jovem vocalista chamado Sam Cooke.

Harris pode ter cansado de fazer turnês, mas não desistiu de música; Ele passou a formar, e cantar, pelo menos mais dois grupos evangélicos. R.H. Harris & His Gospel Paraders gravou vários singles para o selo SAR de Sam Cooke, incluindo "Pass Me Not" e "Wait On Jesus". Ele mais tarde criou um grupo que contou com ex-alunos do Soul Stirrers, chamado Christland Singers, que gravou para o rótulo de Nashboro.

A voz fervorosa e maravilhosa de R.H. Harris influenciou incontáveis ​​cantores gospel por gerações depois que foi exibido pela primeira vez com the Soul Stirrers.


Embora uma doença na garganta tenha deixado Harris incapaz de cantar nos últimos anos de sua vida, ele ainda estava ativo na comunidade de música gospel e ocasionalmente organizava convenções de quarteto de Gospel Music. Harris permaneceu em Chicago para os próximos anos, até sua morte na idade de 84 anos  em 3 de setembro de 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário