Postagem em destaque

Samuel Messias -" Teu Esconderijo"

Luís Alberto Alves/Hourpress

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

The Swan Silvestones: Grupo que serviu de inspiração para Paul Simon





Luís Alberto Alves

O grupo The Silvertones Swan são um conjunto Premier Gospel gospel  e uma das grandes experiências musicais que aguardam quem nunca ouviu falar deles. Se você não é um fã de Gospel Music ou música "religiosa" de qualquer tipo, não deixe que o fato de impedir você de ter esta experiência auditiva única. Isso é pura música ao mais alto nível.

As a cappella quarteto Four Kings Harmony foi criada pelo tenor Claude Jeter em 1938, em Coalwood, mas o nome foi mudado para o Swan Silvertones quando começaram um programa de rádio de 15 minutos patrocinado pelo Swan Bakery Companhia na estação de Knoxville WBIR em 1942.

Eles desenvolveram uma reputação nacional durante o seu contrato com a King Records 1946-1951, registrando cerca de 21 gravações (principalmente no estilo gospel jubileu), incluindo "I Cried Holy" e "Go Ahead.

Juntaram-registros especiais 1951-1953, mas emitiu apenas quatro singles (em um estilo mais contemporâneo, mais difícil) antes que eles foram deixados cair por esse rótulo. O grupo primitivo tinha os vocalistas Jeter e Salomão Womack, tenores Robert Crenshaw e John Manson, barítono John H. Myles, e o baixo Henry K. Bossard.

Quando assinaram e gravaram com Vee-Jay e  com esse rótulo a partir de 1956 até 1964. O suave som de Vee-Jay é provavelmente devido ao arranjador Paul Owens, que se juntou ao grupo em 1952. Influenciado pelo jazz vocal ,Owens alisou o som e tornou mais contemporâneo, mesmo progressivo.

A partir de 1956, o grupo começou a adição de instrumentos para o que tinha sido até então um puramente vocal ou um som cappella. A excelente guitarrista Linwood Hargrove acrescentou grandemente para a emergente som Vee-Jay e as adições (em gravações) de jazz sidemen Bob Cranshaw no baixo e Walter Perkins - membros fundadores do MJT - na bateria completaram o som.

Talvez seu maior hit foi "Oh Mary Don't You Weep”, uma experiência de audição incrível. É nesta canção que Claude Jeter canta a frase “I'll be a bridge over deep water, if you trust in my name”, servindo de inspiração para Paul Simon compor “Bridge Over Troubled Water" alguns anos mais tarde.

 The Swan Silvertones teve um grande efeito sobre muitos roqueiros(Al Kooper) e do Country (Gary Stewart). Durante seus nove anos no Vee-Jay, os principais membros do grupo foram tenor (e falsete) Claude Jeter, barítono John H. Myles, tenor Paul Owens, and bass William Conner.


Outros cantores que estavam no conjunto durante esse tempo foram tenores Dewey Jovens, Robert Crutcher, e Louis Johnson. Quando Vee-Jay fechou em 1965, o grupo mudou-se para Hob Records, onde eles fizeram um último álbum antes de Claude Jeter  para de gravar por conta própria e se concentrar em seu ministério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário